close

Produtividade

Por que razão o ser humano se organiza, constituindo empresas, escolas, clubes, hospitais, governos, etc ? Diante deste quadro, qual poderia ser o objetivo do ser humano na Terra, senão sobreviver da forma mais amena e agradável possível ?”

“O grande objetivo das organizações humanas é atender às necessidades do ser humano na sua luta pela sobrevivência na Terra”.  

Diante disto podemos também definir mais facilmente o que é qualidade.

Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor. É isto que garantirá a sobrevivência de sua empresa: a preferência do consumidor pelo seu produto em relação ao seu concorrente.

Para garantir a sua sobrevivência estas organizações têm, pois, uma única grande missão final: satisfazer as necessidades do ser humano.

Para aumentar a produtividade de uma organização humana, deve-se agregar o máximo de valor (máxima satisfação das necessidades do cliente) ao menor custo. Não basta aumentar a quantidade produzida, é necessário que o produto tenha valor, que atenda às necessidades dos clientes.

Só é possível melhorar os procedimentos ou métodos de uma organização através das pessoas. Não é possível simplesmente comprar um procedimento sem que este passe pelas pessoas. As pessoas podem absorver ou desenvolver métodos ou procedimentos . Para melhorar o ser humano é necessário fazer “APORTE DE CONHECIMENTO”.  

O conhecimento pode ser levado às organizações de várias maneiras: pelo recrutamento de pessoas bem-educadas (aqui entra o valor da educação básica fornecida ao indivíduo pela sociedade), pela contínua educação dos empregados em cursos formais, pelo auto-aprendizado , pelo treinamento no trabalho, pela assistência técnica adquirida de outras empresas (contato com pessoas de outras organizações), pelo contato com consultores, etc.

Portanto, considerando-se apenas os fatores internos de uma organização, a produtividade só pode ser aumentada pelo aporte de capital e pelo aporte de conhecimento.

Essa conclusão é válida para qualquer organização humana, desde uma pequena loja, passando por grandes empresas, até mesmo para Países.

Não se pode economizar sem educação. Estas deveriam ser as grandes prioridades de qualquer organização, sejam empresas ou nações.

O aporte de capital pode ser feito em curto espaço de tempo. Havendo dinheiro compra-se o que se desejar.

O aporte de conhecimento só pode ser feito de forma lenta e gradual pois o ser humano é limitado na sua velocidade de aprendizado. Se assim não fosse, não seriam necessários cinco anos para o curso primário, sete anos para o secundário e cinco anos para o superior!

Não existe caminho na vida tão fraco e embrutecido quanto o que é determinado por ordem, método e disciplina. Montaigne

Faça uma pergunta