(Código De Ética Para Quem Lida Com Pessoas)
1 – DIGNIFIQUE O SER HUMANO
Pessoas não são simples recursos empresariais. São sujeitos ativos, companheiros da atividade empresarial, colaboradores do negócio, fornecedores de inteligência e de conhecimento.
2 – TORNE O RH ESTRATÉGICO
Pensar somente em operação e burocracia é muito pouco. Transforme-se num setor estratégico de consultoria interna e de direcionamento de metas.
3 – COMPARTILHE A ADMINISTRAÇÃO
Descentralize, delegue e desmonopolize. Transfira decisões e ações para os gerentes, transformando-os em gestores de pessoas e de equipes.
4 – MUDE E INOVE INCESSANTEMENTE
Transforme-se no carro chefe das mudanças e da inovação dentro da empresa, com renovação cultural e da transformação da mentalidade que reina na organização.
5 – DIGNIFIQUE E ELEVE O TRABALHO
Substitua a obediência cega às regras e regulamentos pela colaboração espontânea. Troque penalidades e medidas de ação disciplinar por cooperação e negociação consensual.
6 – PROMOVA A FELICIDADE E SATISFAÇÃO
Desenvolva mecanismo e técnicas de motivação, com ênfase em metas e resultados e a melhoria da qualidade de Vida.
7 – RESPEITE A INDIVIDUALIDADE
Conte com a diferença. As práticas de RH, até então homogêneas, fixas, genéricas e padronizadas, precisam levar em consideração as diferenças individuais, incentivando a diversidade e permitindo que cada pessoa se realize dentro de suas próprias características de personalidade.
8 – ENRIQUEÇA CONTINUAMENTE O CAPITAL HUMANO
Enfatize a criação e agregação de valor com o desenvolvimento das pessoas, da gestão do conhecimento e do capital intelectual.
9 – PREPARE O FUTURO
Desenvolva atitude sistemática de inconformismo com as conquistas já alcançadas . Enfatize a contínua e ininterrupta preparação da empresa e das pessoas para o futuro, criando condições de competitividade necessárias para a atuação num mundo de negócios globalizado, competitivo, dinâmico e mutável.
10 – FOCALIZE A SINERGIA
Promova a concentração no core business da área, isto é, no tratamento com as pessoas, com uma nova organização do trabalho mais simples, enxuta e flexível, baseada em equipes de processos e não mais na tradicional departamentalização funcional.
(Fonte: Um Código de Ética da Gestão de Pessoas , de Idalberto Chiavenato)