O Controle da Qualidade Total – TQC (“Total Quality Control”) é um sistema gerencial baseado na participação de todos os setores e de todos os empregados de uma empresa, no estudo e na condução do Controle da Qualidade.
Numa empresa, a grande maioria das pessoas consome a maior parte do seu tempo trabalhando nas funções operacionais.
Dessa forma, é muito difícil que as funções gerenciais possam ser conduzidas de forma eficaz se as funções operacionais não funcionam bem.
“Arrumar a casa” significa essencialmente tomar providências para que as pessoas, ao exercerem as funções operacionais sejam “as melhores do mundo naquilo que fazem”.
Praticar um bom controle da qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor.
Para atingir este objetivo, todos na empresa (diretores, gerentes, técnicos e operadores) precisam trabalhar juntos.
Os seguintes itens formam o “Conceito do TQC “
Orientação pelo Cliente
Qualidade em Primeiro Lugar
Ação Orientada por Prioridades
Ação Orientada por Fatos e Dados
Controle de Processos
Controle da Dispersão
Próximo Processo É Seu Cliente
Controle a Montante
Ação de Bloqueio
Respeito pelo Empregado como Ser Humano
Comprometimento da Alta Direção
Fazer vinte vezes, recomeçar a obra, poli-la constantemente, poli-la sem descanso. Nicolas Boileau
tqc em controles de lotes qual sua importancia e qual sua finalidades?
faça bem feito, mas faça da primeira vez. Retrabalho não se paga!
Para que servem os princípois do TQC e como devemos aplicá-lo ?
Qual não é um princípio básico do TQC?
a. Nunca permitir que o mesmo problema se repita pela mesma causa.
b. Gerenciar a empresa ao longo do processo e não por resultados.
c. Falta de comunicação entre líder e liderado.
d. O cliente é o Rei.