close

TQC

O Controle da Qualidade Total – TQC (“Total Quality Control”) é um sistema gerencial baseado na participação de todos os setores e de todos os empregados de uma empresa, no estudo e na condução do Controle da Qualidade.

Numa empresa, a grande maioria das pessoas consome a maior parte do seu tempo trabalhando nas funções operacionais.
Dessa forma, é muito difícil que as funções gerenciais possam ser conduzidas de forma eficaz se as funções operacionais não funcionam bem.

“Arrumar a casa” significa essencialmente tomar providências para que as pessoas, ao exercerem as funções operacionais sejam “as melhores do mundo naquilo que fazem”.

Praticar um bom controle da qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor.

Para atingir este objetivo, todos na empresa (diretores, gerentes, técnicos e operadores) precisam trabalhar juntos.

Os seguintes itens formam o “Conceito do TQC “

Orientação pelo Cliente

Qualidade em Primeiro Lugar

Ação Orientada por Prioridades

Ação Orientada por Fatos e Dados

Controle de Processos

Controle da Dispersão

Próximo Processo É Seu Cliente

Controle a Montante

Ação de Bloqueio

Respeito pelo Empregado como Ser Humano

Comprometimento da Alta Direção

 Fazer vinte vezes, recomeçar a obra, poli-la constantemente, poli-la sem descanso. Nicolas Boileau


Faça uma pergunta