10S – Os 10 Sensos para a Qualidade da Empresa

O programa 10S é uma proposta que visa reeducar as pessoas, modernizar as organizações, buscar a melhoria nos ambientes, recuperar valores e cuidar da saúde e segurança. As empresas que adotaram as Leia Mais »

O que são as Ferramentas da Qualidade?

O que são Ferramentas da Qualidade? Ferramentas da Qualidade são técnicas que utilizamos com a finalidade de mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos Leia Mais »

O que é Qualidade Total?

As grandes empresas do mundo têm, hoje, basicamente duas preocupações: Produtividade e Qualidade. O desafio é saber combinar os dois elementos de maneira equilibrada. Produtividade é fácil de medir. Mas o que é Leia Mais »

10 Dicas para viver com entusiasmo

1. Afaste-se de fatos e de pessoas negativas e negadoras. Cuidado com as notícias ruins, afaste-se delas. 2. Aceitar e valorizar os “insights” positivos. 3. Não reclamar e não falar mal dos Leia Mais »

15 Dicas para a Vitória

1. Planeje sempre, e longamente, tudo o que puder; 2. Execute rápido, não perca tempo; 3. Verifique permanentemente o que foi realizado; 4. Ouça as pessoas atentamente com os olhos e ouvidos; Leia Mais »

Os Dez Mandamentos contra a Qualidade

Que ações poderemos tomar para corroer totalmente bases do Programa de Qualidade de uma empresa? Esta pergunta foi formulada aos alunos de uma faculdade no Brasil, para alunos de pós-graduação em Qualidade Leia Mais »

Os Dez Mandamentos para o RH

(Código De Ética Para Quem Lida Com Pessoas) 1 – DIGNIFIQUE O SER HUMANO  Pessoas não são simples recursos empresariais. São   sujeitos ativos, companheiros da atividade empresarial,   colaboradores do negócio, fornecedores de Leia Mais »

Dez Pontos da Qualidade

01 – Fazer certo da primeira vez; 02 – Manter a organização e a limpeza; 03 – Prevenir as falhas; 04 – Em caso de dúvida, pergunte; 05 – Trabalhar com a Leia Mais »

Os Dez Princípios da Qualidade Total

É necessário adotar novos valores e atitudes: conheça os princípios da gestão pela qualidade e comece a mudar. É necessária a introdução de uma nova cultura na empresa, o que só será Leia Mais »

Dez Mandamentos da Qualidade

1. Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu  trabalho cada vez mais produtivo. Leia Mais »

 

Diagrama de Ishikawa

ishikawa
DIAGRAMA DE ISHIKAWA

 O que é?


Conhecido também como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, é um diagrama que expressa, de modo simples e fácil, a série de causas e efeitos de um processo ou um problema.

O diagrama é uma forma seqüencial e ordenada para se descrever ou separar todas as fases e partes de um problema.

As causas são buscadas ativamente e de forma sinérgica e representa o grau de conhecimento do grupo sobre o problema, bem como as etapas que atuam no processo, assim como, se todos os elementos e departamentos envolvidos na abordagem do problema o estão interpretando do mesmo ponto de vista

O diagrama pode ser usado para qualquer problema.

Causa e Efeito

Efeito = Característica da Qualidade

Causa = Fatores diversos


Os fatores envolvidos nos problemas de qualidade são incontáveis. Os Diagramas de Causa e Efeito permitem equacionar as causas de dispersão e organizar as relações mútuas entre os fatores envolvidos.

O diagrama de causa e efeito, foi desenvolvido para apresentar a relação entre o “efeito” e todas as possibilidades de “causa” que podem contribuir para este efeito.

Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de espinha-de-peixe e daí o nome alternativo de diagrama espinha-de-peixe.

8 Responses to Diagrama de Ishikawa

  1. Jose Benedito de Oliveira disse:

    ótimo me ajudou muito continuarei consultado.
    são publicação destes que enriquece nosso conhecimento
    Parabéns, e obrigado.

  2. Yuri Gambola disse:

    Obrigado

  3. Flávio Porto Cintra disse:

    De grande ajuda!

  4. Gostaria de receber mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>